sábado, 19 de setembro de 2009

Thomas Müller (FC Bayern Munique)

Bookmark and Share

Depois de ter estado atento à primeira jornada da Liga dos Campeões e por sugestão do meu colega Pedro, decidi dedicar este post a Thomas Müller, um produto da escola bávara que tem estado em alta no início desta temporada, apontando quatro golos em dois jogos, sendo dois desses tentos marcados frente ao Maccabi Haifa, na passada terça-feira europeia.


Para os fãs do Bayern Munique que apostaram tudo em Ribéry na terça passada para levar de vencida a sempre quezilenta equipa do Maccabi houve uma surpresa. Uma agradável surpresa já que o protagonista foi um jogador do mesmo clube, talvez o menos esperado, Thomas Müller, no caso.
Para quem este jogador era um mero desconhecido eu reavivo-lhes a memória. Foi ele quem marcou o último golo do 7-1 com que o Bayern levou de vencido o Sporting na temporada passada.



Nome: Thomas Müller
Nascimento: 13/09/1989 (20 anos)
Naturalidade: Munique - Alemanha
Altura: 186 cm
Peso: 74 kg
Posição: Avançado
Clube: FC Bayern Munique - Alemanha
Nº Camisola: 25


Müller nunca conheceu outro clube a não ser o Bayern Munique. Estreou-se pelos juniores do clube na temporada de 2007/2008, tendo subido à equipa B nessa mesma época. Na temporada seguinte, o treinador bávaro decidiu incluí-lo nos trabalhos de pré-época mas o jogador não se afirmou. À presença fundamental na segunda equipa do clube eram juntas chamadas esporádicas à equipa principal, que o jovem jogador foi aproveitando da melhor forma. A sua estreia pela formação principal deu-se em 15 de Agosto de 2008, em jogo frente ao Hamburgo, protagonizando uma boa exibição. O Sporting, como já referi, foi o carrasco do seu primeiro golo europeu.

Ainda na temporada anterior, Müller foi recompensado pelas suas prestações e foi chamado pela primeira vez ao escalão sub-21 da selecção alemã. A sua estreia não foi abençoada - derrota frente à Turquia por 3-1 -, no entanto Müller é já uma presença assídua na selecção de esperanças do seu país.

Já esta temporada, em 12 de Setembro de 2009, precisamente no jogo anterior ao Maccabi Haifa - Bayern Munique, Müller já havia feito um brilharete. Em jogo da Bundesliga, Thomas Müller entrou como suplente e facturou dois golos na expressiva vitória da sua equipa por 5-1, frente ao Borussia Dortmund.

Vídeo:

Pelo que tive oportunidade de observar, estamos perante um jogador de remate fácil, veloz e bom finalizador. Dada a sua tenra idade, Müller ainda poderá evoluir a sua capacidade muscular, característica essencial no futebol europeu e ainda mais no futebol alemão.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário