sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nicklas Bendtner (Arsenal FC)

Bookmark and Share

Neste post trago-vos uma jovem promessa que se tornou conhecida dos portugueses pelos piores motivos. Foi o talento de Nicklas Bendtner que obrigou a selecção portuguesa a correr atrás do prejuízo no apuramento para o Mundial de 2010. Os golos do jovem avançado dinamarquês no 2-3 caseiro que sofremos de forma inesperada e no precioso empate a um golo na Dinamarca, obrigaram Portugal a lutar até ao último segundo para garantir a obrigatória presença na África do Sul. No entanto, não é este o principal motivo pelo qual decidi falar-vos de Bendtner.

Com a frente de ataque completamente desfalcada - Arshavin, Eduardo, Carlos Vela e Van Persie estão lesionados -, Arsène Wenger irá entregar nos próximos encontros o lugar de ponta-de-lança a este jovem jogador. Na temporada transacta, Nicklas Bendtner já mostrou estar à altura de tamanha responsabilidade ao assegurar as despesas atacantes dos Gunners com sucesso durante várias partidas, no entanto esta época o cenário é outro. O Arsenal ainda se mostra interessado pelo título e poderá aproveitar um deslize do Manchester United no terreno do Everton, que regressou recentemente à sua melhor forma. Assim, as expectativas em torno de Bendtner são altas e não há espaço para falhar.



Nome: Nicklas Bendtner
Nascimento: 16-01-1988 (22 anos)
Naturalidade: Copenhaga - Dinamarca
Altura: 191 cm
Peso: 83 kg
Posição: Ponta-de-Lança
Clube: Arsenal FC - Inglaterra
Nº Camisola: 52



Nascido na desenvolvida cidade de Copenhaga, capital dinamarquesa, Nicklas Bendtner começou a dar nas vistas no B.93 e no Copenhaga, dois clubes importantes da região. No entanto, foram as exibições ao serviço dos últimos que despertaram a atenção do Arsenal, clube que raramente deixa escapar a oportunidade de incluir nas suas fileiras potenciais talentos do futebol mundial. Assim, antes de se tranferir para o clube de Londres no verão de 2004, Bendtner despediu-se da Dinamarca da melhor forma, ao apontar quatro golos em seis jogos pelas camadas jovens da selecção escandinava.

Nas reservas do Arsenal, o jovem jogador começou por dar nas vistas logo que chegou, ao fazer uma perigosa dupla atacante com Arturo Lupoli, jogador italiano que actualmente representa o modesto Ascoli. A sua estreia pelo plantel senior da formação londrina deu-se a 25 de Outubro de 2005, numa partida da Taça da Liga frente ao Sunderland.

Na temporada de 2006/2007, Arsène Wenger decidiu que a melhor forma de desenvolver as capacidades do jovem avançado seria emprestá-lo. O clube de destino foi o Birmingham City, equipa que apostou forte na subida à Premier League nessa época. Bendtner marcou o golo da vitória da sua equipa logo na sua estreia, frente ao Colchester United e revelou-se fundamental para concretizar em realidade a subida do Birmingham - marcou 11 golos em 42 jogos -, que na temporada seguinte competiu no principal escalão inglês.

De regresso ao Arsenal, Nicklas Bendtner foi finalmente incluído a tempo inteiro nos trabalhos do plantel senior. O seu primeiro golo na Premier League foi marcado frente ao Tottenham, um dos grandes rivais londrinos dos Gunners, correspondendo da melhor forma a um canto marcado por Cesc Fàbregas. Na Liga dos Campeões, o primeiro golo do jovem dinamarquês foi frente ao Slavia de Praga, numa goleada de 7-0 que o Arsenal impôs aos checos. Durante essa temporada, Bendtner revelou-se importante ao fazer dupla com Emmanuel Adebayor sempre que Van Persie descansava.

Em termos internacionais, o avançado dinamarquês é uma pedra fundamental na selecção escandinava, tendo um dos seus maiores momentos de sucesso nos dois golos apontados a Portugal em outros tantos jogos, no apuramento para o Mundial da África do Sul a realizar-se este ano. Em 16 de Agosto de 2006, apenas com 18 anos, Bendtner estreou-se pela selecção principal do seu país, numa partida amigável frente à Polónia. Nesse encontro, marcou também o seu primeiro golo oficial com a camisola da selecção AA dinamarquesa. Na temporada de 2008/2009, devido em grande parte às exibições na sua selecção, Nicklas Bendtner ganhou o prémio para melhor jogador dinamarquês do ano.

Vídeo:

A recente temporada não começou da melhor forma para a jovem promessa, ao parar durante algum tempo devido a uma lesão, no entanto estou convicto que o melhor ainda estará para vir. Ao realizar as últimas partidas frente ao Liverpool e ao FC Porto, Bendtner mostrou que a lesão já faz parte do passado e que está pronto para voltar a dar o seu contributo ao plantel do Arsenal. No jogo caseiro de amanhã frente ao Sunderland, o jovem dinamarquês terá uma oportunidade de ouro para voltar aos golos e afirmar-se como um jogador a ter em conta na equipa principal de Arsène Wenger, pois a capacidade física e o poderoso jogo de cabeça do avançado dinamarquês são únicas no plantel do Arsenal.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário