sexta-feira, 23 de abril de 2010

Milan Badelj (NK Dinamo Zagreb)

Bookmark and Share

Antes de mais, há que pedir desculpas por esta longa paragem. Infelizmente não é possível dedicar tanto tempo quanto gostaria ao blog, no entanto fiquei bastante feliz por ver que recebemos imensas visitas durante este período menos bom. Obrigado a todos que nos têm acompanhado diariamente, pois são vocês que nos dão a força necessária para dar seguimento a este projecto.

O jogador que vos trago hoje é uma das maiores promessas da Croácia e do Dinamo Zagreb. Milan Badelj é um jovem de apenas 21 anos que teve a difícil tarefa de substituir Luka Modrić na equipa da capital, depois deste se mudar para o Tottenham em 2008. Apesar de muito novo, a verdade é que Badelj cumpriu essa função na perfeição, sendo considerado actualmente uma das grandes figuras do mítico clube croata. Fruto das excelentes épocas que tem realizado, o nome deste jovem craque tem sido já ligado a vários emblemas de topo, o que faz prever uma enorme agitação pela sua aquisição no próximo mercado.

Nascido a 25 de Fevereiro de 1989, Badelj deu os seus primeiros passos no modesto NK Ponikve. O seu talento prematuro foi bem reconhecido em toda a cidade de Zagreb e num curto espaço de tempo mudou-se para as fileiras do NK Zagreb. Em 2007, Badelj completava um sonho de qualquer miúdo daquele país e ingressava no rival da capital, o Dinamo Zagreb.



Nome: Milan Badelj
Nascimento: 25/02/1989 (21 anos)
Naturalidade: Zagreb - Croácia
Altura: 186 cm
Peso: 80 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: NK Dinamo Zagreb - Croácia
Nº Camisola: 16

Na sua época de estreia como sénior, o Dinamo decidiu cedê-lo ao NK Lokomotiva (clube satélite que militava na terceira divisão) sob forma de dar rotatividade e experiência ao jovem atleta. Badelj acabaria por fazer uma época sensacional, contribuindo para a subida de divisão da equipa com sete golos em 28 partidas disputadas. Números impressionantes para um centro campista de 18 anos, que lhe valeram o retorno ao Dinamo Zagreb.

Em 2008/2009, o Dinamo via-se privado de Luka Modrić, esperando encontrar em Badelj uma aposta válida para fazer esquecer uma das maiores estrelas do clube nos últimos anos. Logo no seu primeiro jogo do campeonato, Badelj fez o gosto ao pé o que lhe deu a confiança necessária para o resto da temporada. A partir daí, o jovem tornou-se não apenas uma aposta regular do técnico, mas o organizador de jogo da equipa. Progressivamente, Badelj foi melhorando as suas prestações, terminando a época com um saldo de 43 jogos, cinco golos e quatro assistências.

Na actual temporada, Badelj limitou-se a dar seguimento à boa campanha da época anterior, comprovando todo o seu potencial ao apontar 13 golos num total de 35 partidas em todas as provas. Para além da fantástica época que está a fazer no campeonato, as suas boas exibições nos jogos da Liga Europa serviram também para comprovar que está apto para dar o salto para um dos melhores campeonatos do continente.

Apesar da sua tenra idade, Badelj é um centro campista quase completo. Forte fisicamente (1,86 m e 80 kg), tem na técnica um dos seus principais trunfos, mais propriamente no controlo de bola e no drible. A sua boa visão de jogo e o seu forte remate são outras das virtudes que Badelj possuiu, contribuindo para o sucesso dos ataques da sua equipa, ora com passes a rasgar, ora com remates perigosos. A sua versatilidade e a sua agressividade permitem-lhe jogar também em posições mais recuadas no terreno, nomeadamente a médio-defensivo, funcionando não só como um tampão no meio-campo, como também num primeiro organizador de jogo. A sua grande cultura táctica é também bastante útil à equipa, na medida em que tem bastante facilidade na ocupação espaços no miolo do terreno.

A nível internacional, Badelj conta com presenças nas selecções sub-17, sub-19 e, mais recentemente, nos sub-21. Face às excelentes prestações que o jovem tem realizado, a chamada à selecção principal não demorará muito mais tempo, sendo muitas as pessoas que defendem que é só uma questão de dias até que Slaven Bilić o convoque pela primeira vez.

Vídeo:

Comparado por muitos à lenda do futebol croata Zvonimir Boban, Milan Badelj parece estar perto de deixar o seu país natal e de rumar para um campeonato de topo. Nomes sonantes como os do Inter de Milão ou do Manchester United já estão atentos há algum tempo ao desenvolvimento do atleta. Porém, parece ser dos ingleses o maior interesse, na tentativa de encontrar um sucessor a Paul Scholes, que termina o contrato em Junho de 2011.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Futebol disse...

Viva,

Dou por terminada a troca de links, uma vez que verifiquei que o meu blog deixou de estar presente na vossa lista, sem que tivesse havido qualquer contacto da vossa parte nesse sentido.

6 de maio de 2010 às 13:24

Enviar um comentário