segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Yann M'Vila (Stade Rennais FC)

Bookmark and Share


Emblema histórico do futebol francês, tendo sido um dos clubes pioneiros a ingressar na Ligue 1, o Rennes não parece agarrado ao passado, pelo menos pelo que se poderá aferir pelo seu plantel, que pela sua baixa média de idades traz à equipa boas perspectivas de futuro. No meio de toda essa juventude emergiu Yann M'Vila, uma forte esperança do futebol francês, que foi inclusivamente pré-convocado por Raymond Domenech para o Mundial 2010. Apesar de tudo, o atleta acabaria por não integrar a comitiva que viajou para a África do Sul, naquele que se tornou num descalabro total para os bleus.

Filho do ex-futebolista congolês Jean-Elvis M'Vila, Yann nasceu na bela cidade francesa de Amiens. Iniciou a sua carreira futebolística aos seis anos de idade, no Saint-Sains Fuscien e três anos volvidos ingressou no clube da sua localidade, no Amiens SC. Depois de uma experiência enriquecedora de cinco anos no emblema da sua terra natal, o atleta francês teve uma passagem fugaz pelo Mantois, e pouco mais tarde mudou-se para a prestigiada academia do Rennes.



Nome: Yann M’Vila
Nascimento: 29/06/1990 (20 anos)
Naturalidade: Amiens - França
Altura: 183 cm
Peso: 78 kg
Posição: Médio Defensivo
Clube: Stade Rennais FC - França
Nº Camisola: 17


Nas camadas jovens do Rennes, M'Vila emergiu a sua imensa capacidade futebolística, onde ao longo do tempo conquistou vários títulos: a edição de 2006 de sub-16 do Tournoi Carisport; o campeonato nacional de sub-18 na temporada 2006/2007; e o Gambardella Coupe em 2008, onde se tornaria num dos pilares da equipa.

No Verão de 2008, o jovem futebolista assinava o seu primeiro contrato profissional, porém a sua auspiciosa estreia pelo clube vermelho e negro só se daria na época 09/10. O convidado especial foi o OGC Nice, num jogo em que o franco-congolês acabaria por render o avançado Ismaël Bangoura já perto do final. Uma semana depois, a jovem promessa realizava o seu primeiro jogo como titular, diante do Marselha, obrigando a direcção a repensar o seu estatuto no clube. Aos poucos, o médio foi ganhando o seu espaço no plantel e actualmente, passado pouco mais de um ano, é já uma peça fulcral da equipa comandada por Frédéric Antonetti.

Em termos de representação de selecções, o médio promissor foi sempre destaque nas selecções base de França, nas quais ostentou por várias ocasiões a braçadeira de capitão. A sua estreia pela Selecção A francesa deu-se em Agosto de 2010, num amigável frente à Noruega, que terminou com a derrota (2-1) da formação gaulesa. Apesar do desaire colectivo, M’Vila acabou por fazer uma boa exibição, que lhe valeu rasgados elogios por parte da imprensa internacional. Agora, e apesar de não ter marcado presença no Campeonato do Mundo deste ano, o jogador de 20 anos tem sido uma das apostas habituais da "nova França" de Blanc.

Vídeo:
Visto por muitos como uma das grandes promessas do futebol francês, Yann M'Vila posiciona-se bem em campo, tem uma excelente leitura de jogo e marca muito bem os ritmos. Já foi associado a um hipotético interesse do Arsenal e tudo me leva a crer que no futuro propostas bastante aliciantes não faltarão ao prodígio gaulês.

Gonçalo Nuno Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário