sexta-feira, 4 de março de 2011

Wojciech Szczesny (Arsenal FC)

Bookmark and Share

Arsène Wenger já é um treinador histórico do Arsenal, da Premier League e do futebol mundial. Tendo uma apetência clara pela aposta em jovens valores, o manager gaulês já conseguiu levar ao estrelato dos relvados mundiais um conjunto muito interessante de jovens outrora completamente desconhecidos: Fabregas, Van Persie, Walcott e, mais recentemente, Wilshere são apenas alguns exemplos.

No entanto, na baliza, Arsène Wenger nunca conseguiu potenciar as qualidades de um jovem guarda-redes, elevando-o à categoria de jogador de classe mundial. Manuel Almunia ingressou nos Gunners já completamente evoluído e Fabianski teima em não se afirmar na formação londrina. Resta Szczesny que, nos últimos jogos, conseguiu relegar o guardião espanhol para o banco de suplentes e efectuou diante do super-Barcelona uma exibição muito consistente, sendo um dos principais responsáveis pela preciosa vitória dos londrinos no Emirates Stadium.


Nome: Wojciech Tomasz Szczesny
Nascimento: 18/04/1990 (20 anos)
Naturalidade: Varsóvia - Polónia
Altura: 195 cm
Peso: 75 kg
Posição: Guarda-redes
Clube: Arsenal FC - Inglaterra
Percurso: Légia Varsóvia (2005-2006); Brentford (2009-2010); Arsenal (2006-2011)
Nº Camisola: 53


O talento de Szczesny foi admirado desde muito cedo nos escalões de formação do Légia Varsóvia. Com a tenra idade de 15 anos foi convidado pelo treinador de guarda-redes Krzysztof Dowhan a juntar-se ao plantel sénior. Sempre foi considerado um jovem bastante activo, praticando dança em simultâneo com o futebol. Quem sabe se não lhe terá dado alguma da agilidade que hoje o caracteriza?

O Arsenal, sempre atento aos novos valores que dão que falar, não quis perder a oportunidade de juntar às suas preciosas fileiras de formação este jovem talento polaco e, em 2006, contratou-o para a equipa de reservas. Depois de alguns anos a treinar com as promessas dos Gunners, o jovem guarda-redes foi finalmente integrado no plantel principal, estreando-se em Setembro de 2009 num jogo da Taça da Liga frente ao WBA.

Wenger detectou-lhe excelentes qualidades e não teve receio em afirmar que via Szczesny como o futuro guarda-redes do Arsenal, pois tinha "todas as qualidades que um jogador da sua posição pode desejar". Na segunda metade da temporada 2009/2010, a jovem promessa foi emprestada ao Brentford, equipa da League One, terceiro escalão inglês, impressionando o treinador Andy Scott, que disse que o seu lugar era mesmo entre os melhores na Premier League.

Na selecção polaca, Wojciech Szczesny vai ganhando o seu espaço. Depois de ter brilhado nos sub-21, tem sido chamado ultimamente à selecção principal, prometendo uma feroz luta pela titularidade com Tomasz Kuszczak, guardião do rival Manchester United. Até ao momento e, com apenas 20 anos, já possui duas internacionalizações AA.


Vídeo:

O jogo diante do Barcelona confirmou que o jovem Szczesny não teme os grandes palcos e os grandes desafios. A mancha que fez a Lionel Messi, tapando-lhe por completo a baliza e obrigando-o a rematar ao lado, ter-lhe-á ficado certamente na memória. Wenger disse recentemente que ele já é o número 1 do Arsenal, não havendo razões para o relegar para o banco de suplentes. Tem altura, agilidade, é óptimo entre os postes e não compromete nas saídas. Certamente que será um guarda-redes a ter em conta nos próximos anos.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário