segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Marc-André ter Stegen (Borussia VfL Monchengladbach)

Bookmark and Share

A 14 de Fevereiro de 2010, a 12 jornadas do final da Bundesliga, o Borussia Monchengladbach parecia condenado à descida: ocupava a última posição da tabela, com apenas 16 pontos. Foi então que os dirigentes do Gladbach decidiram despedir o treinador Michael Frontzeck indo buscar Lucien Favre para o seu lugar. As esperanças já não eram muitas, mas a verdade é que o técnico suíço fez um autêntico milagre ao conseguir segurar a equipa no principal escalão germânico. Entre várias mexidas que efectuou, a mais decisiva para este grande feito foi provavelmente a aposta no jovem guardião Marc-André ter Stegen.

Com toda a sua formação feita no Borussia Monchengladbach, ter Stegen viria a revelar todo o seu valor nas últimas jornadas da temporada passada, onde foi importantíssimo para a manutenção do clube. Logan Bailly e Chris Heimeroth haviam sido as escolhas até ao momento na baliza, mas o facto de terem sofrido 62 golos em 28 jornadas revelavam as fortes debilidades defensivas da equipa.


Nome: Marc-André ter Stegen
Nascimento: 30/04/1992 (19 anos)
Naturalidade: Monchengladbach - Alemanha
Altura: 185 cm
Peso: 84 kg
Posição: Guarda-Redes
Clube: Borussia VfL Monchengladbach - Alemanha
Percurso: Borussia Monchengladbach (desde 1996)
Nº Camisola: 1


Passadas seis jornadas após a sua chegada, Lucien Favre decidiu dar então uma oportunidade ao jovem ter Stegen, na altura com apenas 18 anos. Foi uma aposta arriscada, mas o que é certo é que a partir daí tudo mudou. Funcionando como uma espécie de talismã, o jovem guardião sofreria apenas 4 golos nos restantes 8 jogos da temporada, contrariando todas as aberrantes estatísticas que perseguiram os seus antecessores. Com uma série de defesas vistosas, o guardião transmitiu confiança à restante equipa que viria a conseguir uma excelente recta final de época (5 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota).

Para quem ousou dizer que as defesas de Marc-André ter Stegen haviam sido mera sorte, o arranque da actual temporada revelou exactamente o contrário: o jovem tem, de facto, muito potencial. Logo na ronda inaugural, o Gladbach foi ao terreno do Bayern Munique vencer por 1-0, com o jovem a fazer uma exibição espectacular que lhe valeu a eleição para a equipa ideal da jornada. De momento, com sete jornadas já percorridas, o Borussia Monchengladbach ocupa uma invejável terceira posição, sendo a segunda melhor defesa da prova (3 golos sofridos).


Vídeo:

São infinitas as qualidades já denotadas neste fantástico guarda-redes que tem feito parte das selecções jovens da Alemanha. Um pouco à imagem do seu compatriota Manuel Neuer, ter Stegen é muito bom entre os postes, demonstrando também grande segurança fora deles. Os seus reflexos e a forma como faz a mancha sobre os remates à queima-roupa estão ao alcance apenas dos melhores guarda-redes mundiais. Fixem bem este nome, porque não tardará a andar nas bocas do mundo.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário