domingo, 4 de setembro de 2011

Mario Götze (BV Borussia Dortmund)

Bookmark and Share

A edição 2010/2011 da Bundesliga ficou inequivocamente marcada pelo regresso do Borussia Dortmund aos momentos de glória, com a conquista do título após nove longos anos de jejum. Com um futebol vistoso, assente sobretudo numa eficaz posse e circulação de bola, a turma de Jürgen Klopp conseguiu dominar durante toda a prova, permitindo que vários atletas passassem a ser vistos com outra atenção pela crítica internacional.

Mario Götze acabaria por ser um dos jogadores em maior evidência, passeando classe ao longo do campeonato e provando que em território alemão também se formam atletas com elevada capacidade técnica.


Nome: Mario Götze
Nascimento: 03/06/1992 (19 anos)
Naturalidade: Memmingen - Alemanha
Altura: 171 cm
Peso: 64 kg
Posição: Médio Ala
Clube: BV Borussia Dortmund - Alemanha
Percurso: Ronsberg (1997-1998), Eintracht Hombruch (1998-2001), Borussia Dortmund (desde 2001)
Nº Camisola: 11


Tendo chegado a Dortmund com nove anos, após passagens pelos modestos Ronsberg e Eint. Hombruch, o jovem cedo mostrou que possuía talento para poder sonhar em seguir uma carreira interessante, sendo visto como uma das maiores esperanças dos responsáveis do clube.

Considerado o melhor jogador do Europeu de sub-17 de 2009, uma prova ganha pela selecção alemã, o médio foi reclamando uma oportunidade na equipa principal do B. Dortmund, que acabaria por surgir em Novembro de 2009 numa partida frente ao Mainz, tendo, contudo, sido utilizado em apenas cinco encontros.

A temporada 2010/2011 seria a da sua plena afirmação no plano internacional, constituindo-se como um dos indiscutíveis do onze titular. Utilizado na faixa direita do ataque, Götze mostrou ser um jogador de processos simples, dando ao jogo um toque de magia e tratando a bola com uma admirável subtileza, valências que lhe permitiram assistir com frequência os seus colegas para golo.

O futebol praticado pelo médio encantou nao só os fanáticos adeptos do B. Dortmund, bem como todos os acompanhantes da Bundesliga, tendo sido eleito o segundo melhor jogador do campeonato, um prémio que deverá ser ainda mais valorizado considerando a tenra idade do atleta e provando que os jovens futebolistas da actualidade atingem a maturidade numa fase mais precoce da sua carreira.


Vídeo:

O seleccionador Joachim Löw não ficaria igualmente indiferente às suas notáveis actuações, resolvendo chamá-lo para os recentes compromissos da formação germânica. No particular realizado frente ao Brasil no passado mês de Agosto, Götze exibiu todo o seu potencial, sendo mesmo considerado o melhor jogador em campo e sido alvo de rasgados elogios por parte dos carismáticos Matthias Sammer e Franz Beckenbauer, que entenderam estar perante um jovem com todas as condições para se tornar um caso sério no futebol mundial.

Filipe Jesus

1 comentários:

Anónimo disse...

Melhor da sua geração... de longe!

7 de setembro de 2011 às 21:38

Enviar um comentário