Tim Matavz (PSV Eindhoven)

O campeonato holandês é uma competição marcada pela vertente ofensiva que a maioria das equipas apresenta em todos os jogos, mesmo aquelas que lutam por objectivos mais modestos. Esta linha de pensamento dos técnicos permite que se assista a partidas com imensos golos e, por consequência, que os atletas que actuam em zonas mais adiantadas do campo se vão dando a conhecer aos amantes do futebol.

Este notável registo de tentos na Eredivisie teve nos últimos anos a contribuição especial do esloveno Tim Matavz, que se revelou um finalizador nato, mostrando ter qualidade para ingressar num gigante europeu num futuro muito próximo, caso mantenha a actual veia goleadora.


Nome: Tim Matavz
Nascimento: 13/01/1989 (22 anos)
Naturalidade: Sempeter Pri Gorici - Eslovénia
Altura: 188 cm
Peso: 74 kg
Posição: Avançado
Clube: PSV Eindhoven - Holanda
Percurso: Bilje (1995-2004); ND Gorica (2004-2007); FC Groningen (2007-2011): empréstimo ao FC Emmen (2008-2009); PSV (desde 2011)
Nº Camisola: 9


Primo de Etien Velikonja, o avançado dividiu a sua formação por dois emblemas do seu país, nomeadamente o Bilje e o ND Gorica. Seria neste último clube que o jovem se estrearia a nível sénior, obtendo 11 golos em 30 jogos na sua primeira época, o que lhe abriu as portas da liga holandesa, tendo chegado a acordo com o Groningen.

A sua primeira temporada nos Países Baixos não teve, contudo, grande brilhantismo, chegando ao final do ano com apenas quatro tentos, todos eles conseguidos numa partida da Taça. Uma vez que o rendimento não foi o mais desejado, os responsáveis do clube holandês decidiram emprestá-lo ao FC Emmen da 2ª divisão em Agosto de 2008 com o intuito de acelerar o seu processo de adaptação. Ainda assim, o regresso ao Groningen não tardaria, completando a segunda metade da época no primeiro escalão, onde conseguiria marcar por três vezes.

Ultrapassada esta fase de integração a uma realidade distinta, Tim Matavz realizou duas temporadas de nível elevado, mostrando ser um artilheiro de excelência e apresentando uma frieza incrível em momentos de finalização, somando 32 golos em 57 encontros, ajudando, desse modo, o seu clube a ficar em posições muito confortáveis na tabela.

Esta marca interessante de concretizações originou a cobiça de vários clubes, acabando o PSV por vencer a corrida para garantir o concurso deste avançado talentoso. Na turma de Eindhoven, o matador continua a picar o ponto com frequência, sendo mesmo um dos indiscutíveis do técnico Fred Rutten para lutar pela conquista de um título que foge há três épocas.


Vídeo:

O estatuto que atingiu em terras holandesas permitiu-lhe ser igualmente um dos jogadores em quem os eslovenos depositam maior esperança para revigorar a sua selecção. Tendo marcado presença no último Mundial, Tim Matavz detém já o recorde de jogador mais jovem de sempre a marcar um hat-trick pela Eslovénia (jogo frente às Ilhas Faroé), sendo, desta forma, uma das figuras da renovada selecção eslovena.

Filipe Jesus
Read More
Bookmark and Share

Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal FC)

Num mercado que se encontra perigosamente inflaccionado, a formação de jogadores é um factor preponderante para se pouparem bastantes milhões. Em Inglaterra, do maior ao mais pequeno clube, todos se preocupam em assegurar a criação de futuras estrelas. Quando não os podem manter, encaixam boas somas de libras que são preponderantes para o estabelecimento de objectivos mais ambiciosos.

O Southampton, um dos históricos do futebol inglês não tem frequentado a Premier League nos últimos anos, mas continua a contribuir com bastante talento para a divisão de elite do futebol inglês. Theo Wallcott e Gareth Bale são dois jovens jogadores que já alinham entre as maiores estrelas do futebol mundial há muito tempo, vão com regularidade às selecções nacionais e têm à sua frente uma carreira prometedora. Esta garantia de qualidade inflaccionou o preço de Alex Oxlade-Chamberlain, mais um produto das escolas dos The Saints. Chegou este ano ao Arsenal e já marcou na Champions League e na Carling Cup, com apenas 18 anos.


Nome: Alexander Mark David Oxlade-Chamberlain
Nascimento: 15/08/1993 (18 anos)
Naturalidade: Portsmouth - Inglaterra
Altura: 180 cm
Peso: 69 kg
Posição: Avançado
Clube: Arsenal FC - Inglaterra
Percurso: Southampton (2000-2011); Arsenal (desde 2011)
Nº Camisola: 15


Nascido em Portsmouth, cidade portuária inglesa, Oxlade-Chamberlain mudou-se muito cedo para as camadas jovens do Southampton. Com apenas 7 anos, a jovem promessa assinou por um dos clubes com mais História em terras de Sua Majestade e apressou-se a dar nas vistas. Não fosse Theo Wallcott e Oxlade-Chamberlain teria sido o jogador mais jovem de sempre a alinhar profissionalmente pelos The Saints. Veio do banco e estreou-se numa partida frente ao Huddersfield Town. Poucos meses depois, assinou o seu primeiro contrato profissional (três anos) e marcou o primeiro golo como sénior, diante do Bournemouth, na Carling Cup.

A sua evolução dava-se a uma velocidade entusiasmante e não deixava ninguém indiferente. Na segunda época ao serviço do Southampton, Alex Oxlade-Chamberlain acabou a temporada com 10 golos e figurou na melhor equipa da temporada da League-One. O Arsenal, com a experiência bem sucedida de Theo Wallcott, colocou-se na linha da frente para a contratação da jovem promessa.

Embora tivesse começado a época actual no Southampton, Oxlade-Chamberlain mudou-se para o Arsenal (12 milhões de libras com possibilidade de atingir 15 milhões consoante o cumprimento de alguns objectivos) a tempo de alinhar no primeiro jogo oficial do clube. No entanto, a estreia não foi a melhor, pois os Gunners foram dizimados em Old Traford por 8-2. A jovem promessa não desanimou e facturou diante do Shrewsbury Town dias depois. Na última quarta-feira, em partida da Champions League, figurou no onze inicial frente ao Olympiakos e à passagem do minuto 8, tornou-se no mais jovem jogador inglês de sempre a facturar na maior prova europeia de clubes, batendo, desta feita, o recorde de Theo Wallcott.

No plano internacional, Alex Oxlade-Chamberlain estreou-se a 1 de Setembro deste ano pela selecção sub-21 inglesa, frente ao Azerbeijão. Com duas assistências e uma excelente actuação foi man of the match. Entretanto, a jovem promessa foi novamente convocada por Stuart Pearce para os compromissos internacionais da próxima semana.


Vídeo:

Seguindo a postura e estilo de jogo de Theo Wallcott, Aaron Lennon, Shaun Wright Phillips e Ashley Young, Alex Oxlade-Chamberlain gosto de ultrapassar os limites de velocidade e é normalmente um pesadelo para os defesas mais posicionais. Rápido, ágil, possuidor de uma excelente técnica e uma grande facilidade de assistir para o golo, Oxlade-Chamberlain tem na altura uma característica que o poderá distinguir, pela positiva, dos nomes referidos anteriormente. Uma bomba atómica prestes a explodir!

Bruno Tomé
Read More
Bookmark and Share