segunda-feira, 25 de junho de 2012

Kostas Fortounis (1. FC Kaiserslautern)

Bookmark and Share


Com uma equipa envelhecida, a selecção grega procura alternativas credíveis à geração de Karagounis, Katsouranis, Charisteas e companhia. Kostas Fortounis, um médio de ataque com características diferentes do jogador-tipo da Grécia, é uma das maiores promessas do futebol helénico para atacar a qualificação para o Mundial 2014. Com o talento de jovens como Fortounis, Ninis, Fetfatzidis e Papadopoulos, a Grécia só pode aspirar a boas prestações nas próximas grandes competições internacionais...

Nascido a 19 de Outubro de 1992, em Trikala, Fortounis fez grande parte da sua formação no Olympiakos. Ainda assim, a sua estreia como profissional ocorreu no clube da sua cidade natal, o Trikala FC, clube ao qual chegou em 2008 e começou a evidenciar qualidades acima da média. Mas foi na seleção de sub-17 da Grécia que adquiriu maior visibilidade e viu a sua qualidade reconhecida ao ser convidado por Vangelos Vlachis, treinador do Asteras Tripolis, a juntar-se ao clube em Junho de 2010.


Nome: Konstantinos "Kostas" Fortounis
Nascimento: 16/10/1992 (19 anos)
Naturalidade: Trikala - Grécia
Altura: 183 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio Ofensivo
Clube: 1. FC Kaiserslautern
Percurso: Olympiakos (2003-2008), Trikala (2008-2010), Asteras Tripolis (2010-2011), Kaiserslautern (desde 2011)
Nº Camisola: 28


Na sua primeira época ao mais alto nível do futebol profissional, o jovem médio promissor correspondeu às expectativas. Estreou-se a marcar logo em Setembro de 2010, em partida referente ao campeonato grego frente ao AEK Atenas, no empate a dois com a formação da capital. Ao longo de 24 partidas em que foi opção para o seu técnico, muitas das quais apenas como suplente utilizado, foi sempre um elemento muito regular e suscitou o interesse de alguns dos principais clubes europeus.

De tal forma que no mercado de Inverno a Juventus avançou com uma proposta para a aquisição de Fortounis, mas o Asteras Tripolis rejeitou perder umas das suas peças mais valiosas a meio da temporada. A equipa grega pedia 1 milhão de euros para concretizar o negócio, mas a formação de Turim apenas estava disposta a adquirir o jogador por empréstimo, com opção de compra no final da época.

O Asteras Tripolis desceu de divisão e o Europeu de sub-19, realizado em Junho na Roménia, permitiu a Kostas Fortounis valorizar-se ainda mais no panorama europeu. O médio grego, na altura com 18 anos, foi um dos melhores elementos da sua selecção na competição e fez por merecer o contrato por quatro épocas que assinou com o Kaiserslauten. A sua primeira experiência no estrangeiro, aliada à sua tenra idade, fazia antever muitas dificuldades para Fortounis, mas o jovem jogador adaptou-se bem e aos poucos ganhou a titularidade no clube germânico, terminando a temporada com um total de 28 partidas.

Médio ofensivo, com um forte remate de meia distância, destaca-se sobretudo pela sua capacidade de passe e imprevisibilidade na hora de definir os lances. Foi uma das principais figuras do Kaiserslautern no campeonato, principalmente no capítulo das assistências, onde foi o jogador com mais passes para golo na equipa (5 assistências). Ainda assim, as suas boas prestações não evitaram, à semelhança do que sucedera na época transacta no Asteras Tripolis, a descida de divisão do emblema alemão.

Uma das principais surpresas de Fernando Santos na convocatória para o Euro 2012, esta foi uma oportunidade de ganhar rodagem ao mais alto nível internacional, de forma a preparar Fortounis para a qualificação rumo ao Mundial 2014, no Brasil. O jogador tem mais três anos de contrato com o Kaiserslauten mas, depois do clube ter sido despromovido, é bem possível que Kostas Fortounis seja um dos nomes mais falados durante este defeso.

Ricardo Abreu

0 comentários:

Enviar um comentário