sexta-feira, 29 de junho de 2012

Serginho (SC Beira-Mar)

Bookmark and Share


Num período em que se critica a escassa aposta dos clubes em jovens portugueses, o Beira-Mar parece querer seguir o caminho inverso. Assim, o clube aveirense tem adquirido algumas promessas nacionais que se vão revelando nos escalões secundários, seguindo uma política que deveria servir de exemplo para mais equipas em Portugal.

A contratação de Serginho surgiu nesta nova linha de mercado da formação de Aveiro, que pretende valorizar o produto nacional. Tal como outros atletas do emblema auri-negro, o avançado foi recrutado a um clube da II Liga, confirmando, uma vez mais, que existe qualidade para além do primeiro escalão.


Nome: Sérgio Manuel Costa Carneiro
Nascimento: 21/02/1991 (21 anos)
Naturalidade: Vila Nova de Famalicão
Altura: 176 cm
Peso: 72 kg
Posição: Médio Ofensivo
Clube: SC Beira-Mar
Percurso: CD Trofense (2000-2005 e 2008-2011); FC Porto (2005-2008): empréstimo ao Padroense FC (2006-2007); SC Beira-Mar (desde 2011)
Nº Camisola: 30


O jovem iniciou o seu trajecto futebolístico no CD Trofense, onde se manteve até 2005. Já nesta altura, Serginho mostrava enorme apetência para jogar futebol, o que levou o FC Porto a recrutá-lo quando tinha 14 anos. Na equipa da Cidade Invicta, o avançado não conseguiu explanar todas as suas qualidades, sendo cedido por uma época ao satélite Padroense, uma prática comum na formação dos portistas.

Após três temporadas a disputar os campeonatos nacionais de iniciados e juvenis, o jovem regressou ao CD Trofense. Nos juniores do clube da Trofa, protagonizou duas épocas de grande nível, contribuindo decisivamente para a subida ao campeonato nacional do escalão. Serginho veria o seu esforço recompensado com a notícia da sua incorporação no plantel sénior para a temporada 2010/2011, confirmando que a desvinculação ao FC porto em nada o afectou.

No seu ano de estreia a nível profissional, o jovem foi claramente uma aposta do técnico Porfírio Amorim, actuando como segundo avançado. Seria mesmo uma das revelações da Liga Orangina, sendo eleito pelos treinadores como o melhor jogador jovem da competição numa votação efectuada pelo jornal O Jogo. A sua velocidade aliada à sua boa capacidade técnica ajudou o CD Trofense a lutar pela subida até ao último jogo, um objectivo que fracassou por apenas um ponto.

A temporada acabaria, contudo, por ser muito proveitosa a nível individual pois foi convocado para o Mundial sub-20 e contratado pelo Beira-Mar. Na turma aveirense, Serginho voltou a mostrar grande qualidade, mesmo após ter sido utilizado numa das faixas do ataque. Opção regular quer de Rui Bento quer de Ulisses Morais, o jovem destacou-se pelo seu poder de explosão e pela capacidade de actuar com igual eficácia nas costas do avançado ou como médio ala. A próxima temporada servirá assim para o atacante continuar o seu processo de evolução, que deverá passar igualmente pela chamada à selecção sub-21.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário