Raphael Varane (Real Madrid CF)

A era dos galácticos no plantel merengue parece ter chegado ao fim. O tempo em que a prioridade era juntar na mesma equipa as maiores estrelas do mundo do futebol não deu resultado e, desde a chegada de José Mourinho, o Real Madrid tem-se preocupado em contratar jogadores com margem de progressão e a bons preços. Nuri Sahin e Khedira, por exemplo, foram resgatados a clubes alemães, chegando muito abaixo do seu valor de mercado, visto que terminariam contrato no ano seguinte, podendo sair a custo zero.

O jovem Raphael Varane aterrou na capital espanhola pelas mãos de Zidane, director desportivo do clube, que fez questão em aconselhar o prodígio francês a Mourinho. Apesar dos seus tenros 18 anos de idade, Varane joga como gente crescida, mostrando uma segurança e maturidade em campo muito superior ao normal. O jogo de sábado frente à Real Sociedad foi, para mim, o tira teimas. Esta jovem promessa será um caso sério do futebol mundial. Com a estrutura do Real Madrid e com a orientação de José Mourinho, tudo tem que dar certo.


Nome: Raphael Varane
Nascimento: 25-04-1993 (18 anos)
Naturalidade: Lille - França
Altura: 190 cm
Peso: 85 kg
Posição: Defesa-Central
Clube: Real Madrid CF - Espanha
Percurso: Hellemmes (2000-2002); Lens (2002-2011); Real Madrid (desde 2011)
Nº Camisola: 19


Varane sempre se assumiu como um jovem bastante desenvolvido para a idade que apresentava. Nascido na cidade de Lille, no norte de França, ainda em miúdo começou por jogar com a camisola do AS Hellemmes, um emblema dos arredores da sua habitação. Alto e forte, Varane chamou a atenção do Lille e do Lens, mas foi o segundo que ganhou a corrida. Durante vários anos, a jovem promessa foi crescendo até que, em 2010, se estreou em jogos a valer.

Como em tudo, há que saber aproveitar as oportunidades que nos são concedidas e foi assim que Varane se estreou no plantel do Lens. Um dos centrais habituais lesionou-se e o jovem foi chamado à equipa principal, treinando-se durante toda a semana com os colegas mais velhos e sendo titular, numa partida diante do Montpellier. Pois o seu clube ganhou por 2-0, conseguindo a terceira partida sem sofrer golos da temporada. O francês jogou à sua medida e recebeu grandes elogios do treinador e dos companheiros. A partir daí ficou sempre ligado ao plantel sénior, saindo do banco em embates importantes contra o Marselha e o Lyon.

Em Janeiro de 2011, a Europa já andava atrás de Varane, mas o Lens acabou por conseguir renovar contrato com a sua pérola até 2015. No dia 8 de Maio do mesmo ano, o francês marcou o seu primeiro golo profissional, num empate a uma bola com o Caen, marcando de novo no jogo a seguir com o Mónaco.

Nesse ano o Lens desceu de divisão, depois de dois anos na primeira liga gaulesa. Varane aproveitou o interesse do Real Madrid e assinou quando ninguém esperava pelo emblema espanhol. Seis anos de contrato e 10 milhões de euros recebidos pelo Lens. A pré-temporada foi feita ao lado das estrelas merengues e, sempre que a oportunidade surgiu, Varane estava lá para a aproveitar. Com apenas 18 anos já actuou numa das ligas mais competitivas do mundo, na Liga dos Campeões e tem acumulado grandes elogios de diversas personalidades do futebol.

Na selecção e apesar da idade, Varane já é internacional sub-21 pela França, fazendo parelha defensiva com o portista Mangala. Jogou desde o escalão de sub-17 e está agora no plantel imediatamente anterior ao AA, sempre adiantado em relação à sua idade, tendo até já marcado um golo, diante da Eslováquia, na qualificação para o Euro-2013 do seus escalão.


Vídeo:

Na partida do último fim de semana com a Real Sociedad, Varane mostrou credenciais. Intransponível no coração da defesa, forte e a jogar na antecipação com cortes seguros e eficazes, o central gaulês é já comparado à lenda merengue Fernando Hierro, no que toca ao estilo de jogo. Zidane parecia certo quando aconselhou a Mourinho a contratação deste jovem jogador e não é o único a achar que há aqui muito potencial. No final da partida com a equipa basca, o experiente Rio Ferdinand disse o seguinte: «Estou a gostar da pinta que tem o jovem defesa-central do Real Madrid . Tem 18 anos, parece bom e sereno». Dúvidas? Acho que não!
Read More
Bookmark and Share

Pierre Aubameyang (AS Saint-Étienne)

As últimas edições do campeonato francês têm-se revelado bastante emocionantes na luta pelo título, o que permitiu tornar-se uma prova mais apelativa e com maiores pontos de interesse. Longe dos tempos em que o Ol. Lyon dominava a seu bel-prazer, a liga gaulesa tem projectado vários jovens talentosos que conseguem dar o salto na carreira.

Uma das principais revelações desta época é o gabonês Pierre Aubameyang, um extremo que se tem destacado a grande nível e que tem ajudado o seu clube a obter resultados admiráveis, o que lhe valeu a cobiça de alguns emblemas de nomeada.


Nome: Pierre-Emerick Aubameyang
Nascimento: 18/06/1989 (22 anos)
Naturalidade: Laval - França
Altura: 185 cm
Peso: 74 kg
Posição: Extremo/Avançado
Clube: AS Saint-Étienne - França
Percurso: AC Milan (2007-2011): empréstimos ao Dijon (2008/2009), Lille (2009/2010), Mónaco (2010/2011) e Saint-Étienne (2010/2011); Saint-Étienne (desde 2011)
Nº Camisola: 7


Filho de um antigo internacional gabonês, o jovem nasceu em França mas viveu a sua infância em território italiano. Talvez influenciado pelo seu pai, Aubameyang mostrou desde muito novo um enorme fascínio pelo futebol, acabando por se formar nas camadas jovens do AC Milan.

Encarado como uma das principais promessas da formação rossonera, o jovem foi cedido ao Dijon no seu primeiro ano no escalão sénior, completando 34 jogos e tendo obtido 8 golos. Passando por um natural processo de maturação, o extremo foi novamente emprestado a uma formação francesa em 2009/2010, desta feita ao Lille, o que lhe permitiu estrear-se na Ligue 1 num clube que luta frequentemente pelos lugares cimeiros da tabela.

Após uma temporada em que foi maioritariamente utilizado como suplente, Aubameyang mudou-se para o Mónaco e igualmente por empréstimo dos italianos. Apesar de ter realizado um início de época muito satisfatório em termos individuais, as coisas não estavam a correr muito bem a nível colectivo. Com naturais ambições de se afirmar, o jovem acabaria a época 2010/2011 ao serviço do Saint-Étienne, onde conseguiu ganhar o seu espaço e mostrar o seu valor de forma mais contínua.

A estadia nos Les Verts continuou esta temporada, com o jovem a explodir definitivamente, colocando em campo todo o seu potencial e ajudando de forma decisiva para a excelente época protagonizada pelo Saint-Étienne. Já sem qualquer ligação ao AC Milan, Aubameyang leva 11 golos na Ligue 1, tendo-se evidenciado pela sua fantástica velocidade e capacidade técnica que permite sair vencedor na maioria dos duelos individuais que trava com os adversários.


Vídeo:

Apesar de ter nascido em França e de ter inclusivamente actuado pela selecção sub-21 gaulesa, o extremo naturalizou-se gabonês, sendo actualmente a estrela desta selecção africana. A boa campanha que realizou na recente CAN conjugada com as esplêndidas indicações que tem vindo a mostrar na liga francesa, permitem a Aubameyang sonhar com uma carreira recheada de sucesso num clube de dimensão mundial e que lute por títulos.
Read More
Bookmark and Share

John Guidetti (Feyenoord de Roterdão / Manchester City)

A obsessão do sheik Mansour em construir uma super-equipa do Manchester City, gastando desenfreadamente milhões e milhões de euros, tem sido um dos assuntos mais polémicos da actualidade futebolística. Muitos queixam-se de que este senhor estará a estragar a essência do futebol, mas a verdade é que enquanto a FIFA não tomar medidas, nada poderá impedir o multimilionário árabe de continuar a construir o seu projecto a seu bel-prazer. Quem sai claramente prejudicado no meio disto tudo são os jovens das escolas do clube. As probabilidades de ingressarem no plantel principal dos citizens são ínfimas, mesmo havendo grandes qualidades que noutro qualquer clube seriam muito provavelmente aproveitadas.

Um dos muitos casos deste desaproveitamento por parte do City é John Guidetti. O jovem avançado sueco chegou a Manchester há quatro temporadas rotulado de promessa, mas ainda não teve uma oportunidade à altura para se mostrar na equipa principal. Tem andado constantemente a rodar noutros clubes, sendo que este ano tem-se revelado como uma das agradáveis surpresas do campeonato holandês. Ao serviço do Feyenoord, Guidetti leva já 18 golos em outras tantas partidas para o campeonato, onde é de destacar três hat-tricks.


Nome: John Alberto Fernando Andres Luigi Olof Guidetti
Nascimento: 15/04/1992 (19 anos)
Naturalidade: Estocolmo - Suécia
Altura: 185 cm
Peso: 82 kg
Posição: Avançado
Clube: Feyenoord de Roterdão (emprestado pelo Man. City) - Holanda
Percurso: Brommapojkarna (2007-2008); Man. City (desde 2008): empréstimos ao Brommapojkarna (2010), Burnley (2010) e Feyenoord (2011/2012)
Nº Camisola: 10


Guidetti iniciou a sua formação no Brommapojkarna, clube sediado em Estocolmo. Em Abril de 2008 assinou um contrato de três anos com o City, apontando um hat-trick logo no seu jogo de estreia nas reservas da equipa. Em 2010 foi emprestado ao seu clube de origem para o último terço do campeonato da Suécia, contribuindo com 3 golos e 4 assistências em apenas 7 partidas.

Face a este registo, Roberto Mancini concedeu-lhe uma oportunidade para se mostrar na digressão de preparação da temporada 2010-2011 realizada nos Estados Unidos. Estreou-se frente ao Sporting de Paulo Sérgio, contudo não se conseguiu impor no plantel e no final de Novembro foi cedido por um mês ao Burnley (1 golo em 5 jogos). Em Janeiro, Mancini fê-lo regressar novamente ao City, colocando-o inclusive na lista de inscritos da Liga Europa.

Até ao final da temporada não jogou mais nenhum minuto, acabando contrato com a formação inglesa. O Twente chegou-se então à frente para assinar com o jovem sueco, porém vários problemas burocráticos impediram-no de chegar a acordo com os holandeses, o que o levou a assinar novo contrato com o City.

Foi então emprestado no início desta temporada ao Feyenoord onde tem feito exibições vistosas. Guidetti tem-se mostrado um jogador rápido, tecnicista e forte fisicamente. Tem um remate fácil com ambos os pés e apresenta um faro para golo impressionante, o que por si só explica os actuais 18 golos que tem na conta pessoal.


Vídeo:

Apesar de ter apenas 19 anos, Guidetti tem tudo para se tornar numa referência atacante na selecção sueca (tornou-se há poucos dias internacional A). O seu futuro é incerto, mas ao que parece não terá grandes oportunidades na equipa de Manchester. Isto porque os citizens têm uma frente de ataque assombrosa e têm já Van Persie, Cavani, Llorente e Higuain debaixo de olho para a próxima temporada. É triste, mas este jovem talentoso será provavelmente preterido pelo dinheiro.
Read More
Bookmark and Share

Ryo Miyaichi (Arsenal FC / Bolton Wanderers)

O Bolton Wanderers e o seu treinador Owen Coyle parecem destinados a funcionar como um trampolim para as jovens promessas de vários clubes. Tudo começou com Jack Wilshere, cedido há duas temporadas pelo Arsenal, que viria a tornar-se no jogador que todos agora conhecem. O mesmo se passou com Sturridge, que depois de tapado no Chelsea de Ancelotti, foi emprestado na segunda metade da última temporada ao emblema das redondezas de Manchester. O saldo foi muito positivo: 8 golos em 12 jogos e direito a integrar a equipa principal dos blues este ano, onde tem sido um dos atletas mais preponderantes. Por fim, o espano-brasileiro Rodrigo, também emprestado na época passada pelo Benfica, e que, apesar das oportunidades não terem sido muitas, evoluiu bastante, saindo do Bolton um jogador completamente diferente. Os encarnados que o digam!

Com o japonês Ryo Miyaichi poderá acontecer exactamente o mesmo. Sem espaço no xadrez de Arsène Wenger, a jovem promessa tem agora a oportunidade de se afirmar num Bolton que tudo fará para escapar à descida. Owen Coyle já mostrou que conta com ele, apostando na sua irreverência e vontade de mostrar serviço no último jogo com o Chelsea, em Stamford Bridge. Veremos se a sua rapidez de processos e facilidade em criar espaços virá ao de cima no que resta da Premier League.


Nome: Ryo Miyaichi
Nascimento: 14-12-1992 (19 anos)
Naturalidade: Okazaki - Japão
Altura: 183 cm
Peso: 71 kg
Posição: Extremo Direito/Esquerdo
Clube: Bolton Wanderers (empréstimo do Arsenal) - Inglaterra
Percurso: Sylphid FC (2001-2007); Chūkyōdai Chūkyō High School (2008-2010); Arsenal (desde 2011): empréstimos ao Feyenoord (2011) e ao Bolton (2012) Wanderers
Nº Camisola: 30


Ryo Miyaichi foi um produto da formação escolar do Japão, que há semelhança dos EUA, se apoia bastante no desporto trabalhado desde a base. Depois de um percurso louvável como rookie, Miyaichi começou a chamar a atenção dos grandes europeus em 2010, quando conseguiu convencer os responsáveis dos gunners, depois de um período de experiência na capital inglesa. Assim, em Janeiro de 2011, o jovem prodígio japonês assinou o seu primeiro contrato profissional por um dos clubes com mais fama e proveito na formação de talentos. Wenger não poderia ser mais elogioso. «Estamos deliciados por Miyaichi se ter juntado a nós. Ele teve à experiência connosco durante o Verão e a sua habilidade atraiu muitos clubes de todo o mundo», referiu.

A sua estadia no Emirates Stadium não foi muito longa, sendo de imediato cedido aos holandeses do Feyenoord. Num campeonato onde o primordial objectivo são os golos, o jovem jogador teve oportunidade para afinar a sua técnica, impressionando os adeptos da Eredivisie com excelentes exibições. Com três golos em doze jogos, Miyaichi foi apelidado de «Japanese Messi» e «Ryodinho», por comparação a Ronaldinho.

Esta temporada, Ryo Miyaichi iniciou os trabalhos com o plantel sénior, sendo até inscrito na Liga dos Campeões, mas as oportunidades voltaram a ser escassas. Mesmo assim foi impressionando em alguns jogos das reservas, revelando-se extremamente veloz e um quebra-cabeças para alguns defesas ingleses mais duros de rins. Na selecção nipónica, a jovem promessa revelou-se um grande talento em todos os escalões, sendo chamado pela primeira vez aos AA, em Fevereiro último, para a partida de qualificação para o Mundial, diante do Uzbequistão.


Vídeo:

No Bolton Wanderers, o extremo japonês poderá dar finalmente o salto para a equipa principal do Arsenal, recheada de juventude. Owen Coyle já referiu que o admira bastante, estando disposto a dar-lhe todas as oportunidades de que necessite. O primeiro golo pelo novo emblema foi marcado num jogo da Taça de Inglaterra com o Millwall (2-0). Na semana passada, contra o Chelsea de André Villas-Boas, Miyaichi foi dos mais irreverentes, conseguindo colocar Ivanovic e Ashley Cole em sentido, por mais do que uma vez. O futuro a ele pertence!
Read More
Bookmark and Share