quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mattia Destro (AS Roma)

Bookmark and Share


A selecção italiana atravessa uma fase de rejuvenescimento, sobretudo no sector ofensivo, dado o aproximar do final da carreira de algumas referências dos últimos anos da Squadra Azzurra, como Luca Toni, Del Piero ou Francesco Totti. Torna-se, por isso, imperioso encontrar soluções para revitalizar essa posição, surgindo alguns jovens que poderão assegurar o futuro.

Para além da estrela do AC Milan, Stephan El Shaarawy, a Itália assiste ao crescimento de um miúdo que tem mostrado serviço na Serie A. O seu nome é Mattia Destro e promete tornar-se um ícone do futebol transalpino, assegurando o estatuto da selecção italiana como uma das principais potências mundiais.


Nome: Mattia Destro
Nascimento: 20/03/1991 (21 anos)
Naturalidade: Ascoli Piceno - Itália
Altura: 181 cm
Peso: 72 kg
Posição: Avançado
Clube: AS Roma - Itália
Percurso: Ascoli (2004-2005); Inter de Milão (2005-2010); Génova (2010-2011): empréstimo ao Siena (2011-2012); AS Roma (desde 2012)
Nº Camisola: 22


Filho de Flavio Destro, antigo profissional de futebol, o avançado iniciou o seu percurso no Ascoli, um dos clubes em que o seu pai alinhou. A sua habilidade futebolística era evidente e, desse modo, não foi de estranhar a sua saída para o Inter de Milão em 2005, num sinal claro da sua qualidade.

Mattia Destro era, por esta altura, uma das principais promessas da formação nerazzurri, devido ao elevado número de golos que apontava. Em 2009/2010, o atacante apontou 18 golos no campeonato Primavera, uma prova equivalente ao campeonato nacional de juniores. Deixava, desta forma, um notável cartão de visita, dado que na temporada seguinte iria cumprir o seu primeiro ano no escalão sénior.

Face ao poderio do plantel principal do Inter, o avançado mudou-se para o Génova, envolvido no negócio do defesa Andrea Ranocchia, que fez o caminho inverso. Após um período em que os dois clubes detinham igual percentagem do seu passe, a formação genovesa avançou para a compra da totalidade dos direitos do jogador, apesar de ser frequentemente utilizado como suplente.

O facto de actuar poucos minutos fez com que o jovem fosse cedido ao Siena na época transacta. Na formação toscana, Destro realizou a sua melhor temporada a nível pessoal, sendo a principal figura da equipa. O avançado foi autor de 13 golos em 32 jogos e revelou o seu instinto matador, evidenciando-se pelas suas formidáveis movimentações que baralhavam as defensivas contrárias.

O seu notável registo de golos ao serviço de uma equipa que lutou pela manutenção e a enorme margem de progressão que ainda tem despertaram o interesse de vários clubes. A AS Roma antecipou-se à concorrência e garantiu o jovem por impressionantes 11,5 milhões de euros, num negócio que ainda envolveu a cedência de dois jogadores. No clube da capital, Destro enfrenta uma forte concorrência, contabilizando até ao momento 7 golos em 19 partidas.

Vídeo:


Uma lesão no joelho esquerdo tem impedido o atacante de dar o seu contributo à equipa nos últimos jogos. Contudo, esta contrariedade não deverá afectar o seu crescimento, augurando-se uma carreira auspiciosa para o jovem. Em Itália, Destro é visto como um avançado com enorme potencial e que mantém uma relação invejável com as balizas, fazendo dos golos o seu modo de vida. A Squadra Azzurra parece assim ter encontrado uma tripla que promete colocar a cabeça em água aos opositores, pois Destro está na linha das estrelas Mario Balotelli e El Shaarawy.

Filipe Jesus

1 comentários:

Anónimo disse...

nao e so destro, tambem e : verratti e lamela

31 de março de 2013 às 18:10

Enviar um comentário