quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Suso (Liverpool FC)

Bookmark and Share


Cádiz. 19 de Novembro de 1993. Nascia Jesús Joaquín Fernández Sáez de la Torre, consagrado, mais tarde, no mundo do futebol, com o nome de Suso Fernández. Dezanove anos depois, em plena cidade dos Beatles, o prodígio espanhol começa a dar o ar da sua graça nos grandes palcos da Premier League, conquistando, para já, o rótulo de jovem promessa mundial.

Suso começou a dar os primeiros toques na bola precisamente no clube da sua cidade-natal. O Cádiz CF, que já jogou na 1ª Liga Espanhola em 12 temporadas na sua história, viu assim crescer na sua escola de formação, uma das maiores promessas da próxima geração do futebol espanhol. Apesar de contar com este enorme talento nos seus quadros, Suso nunca representou a equipa principal do Cádiz, tendo apenas jogado pela equipa de reservas.


Nome: Jesús Joaquín Fernández Sáez de la Torre - Suso
Nascimento: 19/11/1993 (19 anos)
Naturalidade: Cádiz - Espanha
Altura: 176 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio (Centro/Esquerdo)
Clube: Liverpool - Inglaterra
Percurso: Cádiz B (2005-2009), Liverpool (desde 2009)
Nº Camisola: 30


Em 2009/2010, o Liverpool descobriu este talento e levou-o para Inglaterra. A partir desse momento, foi uma caminhada gloriosa até chegar ao relvado de Anfield Road.

É um jogador que prima pelo aspecto técnico, apresentando uma excelente visão de jogo e uma técnica de passe que deve invejar muitos profissionais de futebol. A sua forma de jogar levou-o a ser comparado com David Silva, jogador espanhol do Manchester City, até pela posição que ambos ocupam – médio-esquerdo – podendo também actuar no centro do terreno.

Suso tinha sido uma aposta recorrente de Brendan Rodgers durante a sua primeira metade da época, mas a chegada de Daniel Sturridge e a recuperação física de Fabio Borini diminuem o número de oportunidades do espanhol na equipa do Liverpool.

Na selecção espanhola é uma presença assídua nas equipas dos escalões de formação, tendo sido campeão europeu em sub-19, no ano de 2012. De certeza que Del Bosque e a sua equipa técnica vão estar atentos a este jogador, numa fase em que a geração de ouro de nuestros hermanos começa a precisar de ser renovada por novos talentos de forma a manter a Espanha na senda das vitórias.

Vídeo:


O jogador apresenta-se feliz em Inglaterra e nem as fracas prestações do Liverpool nos últimos anos tiram a motivação a Suso, que, em entrevista ao site oficial do clube, revela que consegue fazer melhor do que tem feito ao longo deste primeiro ano e quer “continuar a crescer como homem e jogador para adquirir uma maior experiência no mundo do futebol”.

Pedro Afonso

0 comentários:

Enviar um comentário