terça-feira, 23 de abril de 2013

Lucas Moura (Paris-Saint Germain FC)

Bookmark and Share


O Paris Saint-Germain trouxe do Brasil o jovem Lucas Moura, na esperança de dar ao jogo dos parisienses um ritmo que só o perfume paulista por vezes consegue imitar: a bola colada no pé, o drible a suplicar a sua execução, o vacilo dos outros e o samba dos seus. Lucas encaixa na orquestra de Paris numa sinfonia onde nem Beckham, Ibrahimovic ou Lavezzi podem tocar o instrumento que ao prodígio está destinado, por não terem as suas aptidões. Faltava ritmo à banda de Ancelotti…

Lucas iniciou o seu percurso na Juventus de São Paulo, clube da cidade onde nasceu. Depois de passar pelo Corinthians, muda-se para o São Paulo depois de impressionar os olheiros do clube. A progressão foi significativa e aos 17 anos Lucas erguia já um troféu: a taça de campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Daí à estreia como profissional foi um abrir e fechar de olhos, tão rápido quanto as suas fintas: em Agosto de 2010 alinha frente ao Atlético Paranaense.


Nome: Lucas Rodrigues Moura da Silva
Nascimento: 13/08/1992 (20 anos)
Naturalidade: São Paulo - Brasil
Altura: 172 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio (Ofensivo / Direito)
Clube: Paris-Saint Germain FC- França
Percurso: Juventus SP (1999-2002); Corinthians (2002-2005); São Paulo (2005-2012); PSG (desde 2013)
Nº Camisola: 29


Colado ao lado direito, Lucas surpreendia pela qualidade com que ludibriava a marcação e furava pelo flanco. Rápido e furtivo, sempre pronto a descompensar o adversário e a assistir os companheiros, o craque convenceu o técnico Carpegiani a dar-lhe mais minutos. O perfume do seu futebol começou a sentir-se a milhas: tão intensamente, que chegou até à FIFA. Lucas viria a ser considerado uma das revelações de 2010, juntamente com Neymar. Nos dois anos ao serviço do São Paulo enquanto profissional, participou em 74 partidas, facturando por 19 vezes.

A cobiça começou a ser indisfarçável. Entre os pretendentes, Manchester United e Real Madrid. Apesar do assédio, foi o endinheirado Paris Saint-Germain que ganhou a corrida, pela avultada quantia de 43 milhões de euros, a transferência mais cara de sempre do futebol brasileiro. Lucas aterra na capital parisiense em Janeiro de 2013.

Admitindo o contributo de Leonardo na sua contratação, Lucas assinou pelo PSG tendo em vista o processo de evolução que a equipa tem vindo a ter. A concorrência feroz por um lugar não intimidou o jovem, que desde cedo mereceu a confiança do treinador italiano.

Vídeo:


Internacional A desde Março de 2011, Lucas toca na Europa a mesma sinfonia que tocava no Brasil: drible veloz e imprevisibilidade. O seu talento dá irreverência ao ataque parisiense e as exibições na Liga dos Campeões provaram o potencial do Lucashow, como muitos o apelidam. Sem nunca saberem se vai chutar ou assistir, os adversários ficam em suspenso. E Lucas segue em frente… dando ritmo de sobra à banda de Ancelotti.

Bruno Falcão Cardoso

0 comentários:

Enviar um comentário